CAPITULO 13 N2 Microeconomia
Sao pequenas as empresas que empregam poucos trabalhadores e sao de propriedade de uma só pessoa ou família.
A lei da oferta é tudo o que precisamos saber do comportamento das pessoas. Organizaçao Industrial é o estudo de como as decisões da empresa sobre preços e quantidades dependem das condições do mercado que enfrentam.
Receita Total, Custo Total e Lucro:
Que a empresa recebe pela venda de sua produção (biscoitos) é chamado de receita total (o montante que uma empesa recebe pela venda de sua produção). O montante que a empresa paga por seus insumos (farinha, açúcar, trabalhadores, fornos etc.) é chamado de custo total ( o valor de mercado dos insumos que uma empresa usa na produção.
O lucro é a receita total menos o custo total.
A receita total é a quantidade que a empresa produz multiplicada pelo preço pela qual vende sua produção.
O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obte-la.
Custo explicito os custos dos insumos que exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa.
Custo implícitos os custos dos insumos que nao exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa
O CUSTO DO CAPITAL COMO CUSTO DE OPORTUNIDADE
Custo implícito importante em quase todo negócio é o custo de oportunidade do capital financeiro que foi investido na atividade.
LUCRO ECONOMICO VERSUS LUCRO CONTABIL
Medem custos de maneira diferente, medem o lucro de maneira diferente. Lucro econômico receita total menos custo total, incluindo tanto os custos explícitos quanto os custos implícitos.
Lucro contábil é receita total menos custo explícito total.
FUNÇAO DE PRODUÇAO
Funçao de produção é a relação entre a quantidade de insumos usada para produzir um bem e a quantidade produzida do bem. Produto marginal é o aumento da produção que resulta de uma unidade adicional de insumo.
A FUNÇAO DE PRODUÇAO
Uma função de produção mostra a relação entre o numero de trabalhadores contratados e a quantidade produzida. O produto marginal decrescente a