Capitalismo
ELAINE BEATRIZ SOARES
CAPITALISMO
BELÉM
2015
Capitalismo O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na acumulação de capital cujos meios de produção são de propriedade privada. As principais características do capitalismo são: o lucro, o acúmulo de riquezas, as relações de poder, o trabalho assalariado, o crescimento econômico e o controle dos sistemas produtivos. A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, a medida de riqueza nos tempos antigos. Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes. E outra definição, refere-se à cidade (capital) de um estado ou país donde estão os que comandam.
Origem do Capitalismo O capitalismo surgiu no século XV a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia. Assim, foi na passagem da Idade Média para a Idade moderna, que ocorreram diversas modificações no âmbito econômico e social como, por exemplo: o progresso, a urbanização e o advento de novas técnicas de produção. Importante lembrar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversas modificações, porém sempre fundamentados no lucro.
Características do Capitalismo
• Venda da força de trabalho - Nesse sistema os trabalhadores não dispõem de instrumentos ou meios de produção para garantir sua sobrevivência. Por isso, são obrigados a vender a sua força de trabalho em troca de um salário.
• Função comercial - A produção se destina, em primeira instância, à venda e não ao uso pessoal ou familiar. Por isso, os produtos são definidos como mercadorias.
• Comércio monetarizado - Com a consolidação do capitalismo, o comércio sofreu uma impressionante expansão, e o dinheiro se tornou a base das trocas nacionais e internacionais. Esse fator contribuiu para a crescente importância dos bancos e demais