capitalismo
Estruturas de mercado e Capitalismo: uma história de amor
Estrutura de mercado são modelos de como os mercados estão organizados. O monopólio é um exemplo. Esse modelo é constituído de uma única empresa que domina por completo um determinado segmento de mercado. Sendo a única empresa a atuar em sua área pode estabelecer o preço que quiser. Criam barreiras à entrada de novas empresas. Outro exemplo é o oligopólio que é constituído de um pequeno número de empresas que atuam em um mesmo segmento de mercado. Também pode ser constituído por grande número de empresas em que somente poucas dominam o mercado. Existe a interdependência econômica na qual a decisão de uma empresa influi no comportamento econômico das outras. Também existe a barreira para entrada de novas firmas com o controle de matérias-primas, registro de patentes etc.
Estudiosos apontam que o forte e acelerado crescimento econômico da economia capitalista após a revolução industrial gerou um processo de concentração e centralização de capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais, etc. Esse período do capitalismo ficou marcado pela prática do monopólio e oligopólio. Nos Estados Unidos formaram-se grandes empresas que são controladas pelo poder econômico dos bancos e de outras instituições financeiras. Esse monopólio é retratado no filme Capitalismo: Uma História de Amor de Michael Moore.
Moore apresenta no documentário uma análise crítica da economia americana desde a sua independência. O filme tem como alvo principal a ajuda bilionária dada pelo governo americano a bancos falidos na crise de 2008 que causou a maior quebra de empresas, perda de empregos e aumento da pobreza nos Estados Unidos desde 1929. Essa crise do sistema, iniciada pelo estouro da bolha imobiliária, que gerou a quebra de vários bancos e