Capitalismo
O texto aborda de modo claro o funcionamento da terceirização do trabalho, à época. O capitalista obtinha vantagens na escolha dos sistemas de subcontratação, visto que não era necessário que se responsabilizasse pelo trabalhador quando permanecia nas dependências de sua empresa.
Tão logo, o capitalista assumiu a função de gerente por ser detentor do capital. A consolidação do capitalismo na sociedade foi fundamental para que a formação social existente fosse banida gradativamente, possibilitando assim a remodelagem da relação existente entre trabalhador e máquina.
A gerência surge por dois aspectos: em decorrência da própria execução do trabalho em conjunto e em decorrência da diversidade dos trabalhos dentro de uma mesma empresa. A finalidade desta gerência é organizar os trabalhos de natureza diversa.
O sistema capitalista exige intercâmbio de relações, mercadorias e dinheiro, mas sua diferença específica é a compra e venda de força de trabalho e para isso, o sistema evolui sob o tripé de três grandes condições:
Privação dos trabalhadores dos meios de produção com o qual ela é realizada
Não existência de constrições legais para a garantia de que esses trabalhadores sejam homens livres.
Propósito do emprego do trabalhador passa a ser a expansão da unidade de capital do empregador, que assim está atuando como capitalista.
História nos revela uma dinâmica evolutiva muito agressiva da classe trabalhadora, a