capitalismo
Ao mesmo tempo em que ocorriam essas mudanças sócio-políticas (segunda metade do sec. XlX)outros três processos se desenvolviam.
1- de caráter técnico científico:
O elevado desenvolvimento das ciências naturais (Biologia, Química e física) com fortes influencias do positivismo interferiu no desenvolvimento dos meios de produção, insumos e mercadorias:
O aço passa a ser produzido em grande escala (substituindo o ferro como matéria base); com a utilização da química obtém-se papel a partir da polpa de madeira (1855), alumínio apartir da bauxita (1886), e se revolucionou a produção de álcalis e de tintas e corantes e nasce a indústria de fármacos. Os motores a vapor são turbinados (Passons, 1884), os motores a explosão (combustão interna) são produzidos (Otto, 1876), o petróleo generaliza-se como combustível e a eletricidade começa a ser empregada generalizadamente.
2- O surgimento dos monopólios:
Ao longo do capitalismo concorrencial, deu-se a diferenciação das classes capitalistas em função do volume de capital inerente a cada capitalista (grandes, médios e pequenos)e, conseqüentemente,após a grande crise de 1873, modificou-se a estrutura das tendências do capital. As concentrações e centralizações confluem para a criação de modernos mono- pólios que causaram um enorme impacto na vida econômica.
Em menos de trinta anos, grupos capitalistas controlavam ramos inteiros da indústria em seus países, empregando contingentes enormes de trabalhadores, influenciando nas decisões e alterando a dinâmica econômica.
Em poucas décadas, esses monopólios (centrados na indústria pesada) estenderam suas dominações sobre as regiões do Globo, ficando assim conhecidos como Capital Monopo- lista e se constituindo como coluna econômica capitalista. Articulando formas específicas de controle das atividades econômicas, consolida a economia.
3- Modificação das relações bancárias:
Simultaneamente a esses