Capitalismo
1º semestre Serviço Social
O SIGNIFICADO DE CAPITALISMO MONOPOLISTA?
O Capitalismo Monopolista uma grande concentração dos meio de produção nas mãos de grandes corporações, que utilizaram suas forças para comprar empresas menores, bancos se uniram a industrias e passaram a deter um poder que feria os princípios da livre concorrência. Isto era uma das bases do capitalismo, três tipos de práticas se caracterizaram nessa época como forma de exercício monopólio, truste, cartel e holding, tudo isso ocorreu na segunda metade do século XIX.
O PAPEL DO ESTADO NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA?
O estado sempre interveio no processo econômico capitalista. No início o Estado era contra, mas depois que o capitalismo entra no estágio imperialista, essa intervenção muda funcional e estruturalmente.
O estado só ultrapassava a fronteira de garantidor da propriedade privada qdo achava necessário. A intervenção estatal incide na organização e na dinâmica ecônomicas dede dentro, de forma contínua e sistemática.
A intervenção do Estado é para garntir os superlucros dos monopólios. O Estado atua como um intsrumento de organização da economia, operando notadamente como um admininstrador dos ciclos de crise. Vale dizer q o Estado por ele capturado, legitimação política através do jogo democrático, é permeável a demandas das classes sulbalternas que podem fazer incidir nele seus interesses e suas reinvidicações imediatos. O Estado oferece um minimo de respaldo efetivo a imagem do Estado como social, como mediador de interesses conflitantes.
A RELAÇÃO: Questão Social e Capitalismo Monopolista
As sequelas da “questão social” são recortadas como problemáticas particulares, (o desemprego, a fome, a carência habitacional, o acidente de trabalho, a falta de escolas, a incapacidade física etc) e assim enfrentadas.
Tudo se passa como se estas fossem inevitáveis ou como se originassem de um desvio da lógica