Capitalismo
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.
Folha 2
Também é um sistema socioeconômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana.
Folha 3
Tem como características base Livre-mercado; Meios de produção privados; Oferta e procura determinando o preço de produtos; Não intervenção do Estado na economia e vida privada; e a possibilidade de cada homem agir de acordo com o seu interesse.
Folha 4
A Revolução Industrial do século XVIII representou o momento de consolidação do capitalismo. Apesar de restrita à Inglaterra, ela foi responsável pela reordenação da economia mundial durante o século XIX, pois representou a nova dinâmica capitalista, responsável por superar o mercantilismo.
Folha 5
O pioneirismo inglês pode ser explicado com base na existência de um Estado liberal burguês, de capitais acumulados oriundos da exploração colonial e do domínio sobre as atividades mercantis, até então de mão-de-obra barata, e da disponibilidade de recursos naturais.
Folha 6
As vantagens do capitalismo são diversas (assim como as desvantagens), entre elas, vale destacar: Integração do mundo – globalização; Incentiva o avanço tecnológico; Entre outros
Folha 7
O grande problema do capitalismo é que nem todos têm a oportunidade de desfrutar de suas vantagens então, alguns países de 3° mundo são excluídos de todo esse avanço proporcionado pelo capitalismo.
Folha 8
Tem ainda a exploração intensa da força de trabalho humana - os casos mais extremos são os que vemos em algumas empresas instaladas na China (mesmo que essa não seja totalmente capitalista).
Folha 9
Um dos fenômenos do capitalismo é a globalização, que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos