Capitalismo x socialismo: a guerra fria
• O mundo pós- guerra A grande Guerra de 1939- 1945 mudou o destino e a geopolítica do mundo onde vivemos, estabelecendo uma nova ordem mundial: os impérios coloniais desmoronaram e em sue lugar surgiram duas superpotências- Estados Unidos e União Soviética. Com isso o mundo foi reordenado tanto do ponto de vista econômico como político.
• Medidas americanas para conter o socialismo
Uma das primeiras medidas dos estados Unidos em relação ao assunto foi o plano de recuperação econômica e investimentos para os países da Europa ocidental, destruídos pelos anos de operação em guerra em seus territórios. Essa ajuda afastaria a provável influência soviética nessa parte do continente e ficou conhecida como Plano Marshall, em alusão a seu idealizador, o general George Marshall.
• O fim do bloco socialista
Nos anos 1980, a União Soviética enfrentou uma profunda crise econômica, o que gerava um contraste cada vez maior com os países capitalistas desenvolvidos, como os Estados unidos, os membros do mercado comum europeu e o Japão, detentores de economias mais dinâmicas.
Muitos fatores provocaram essa decadência da economia soviética. Entre eles destaca- se o modelo econômico, baseado num gigantesco complexo industrial- militar orientado para a corrida armamentista. Esse modelo engessado pela excessiva centralização das decisões do partido comunista, que detinha o monopólio do poder, gerou uma forte carência de indústrias de bens de consumo. Não se investiu em novas e melhores indústrias para produzir novos produtos; ao contrário, permitiu- se o sucateamento daquelas indústrias que já existiam, produzindo bens de consumo insuficientes,, antiquados e de má qualidade.
Esses problemas generalizam- se no Leste Europeu. Em muitos países da região, o fim do socialismo real foi acompanhado por violentos conflitos.
Contudo, a mudança política e econômica de maior repercussão histórica se daria na ex- Alemanha Oriental. Em 14 de