Capitalismo, Uma Hist ria de Amor
Em 1929, houve uma superprodução em massa nos EUA, causando o caos no sistema financeiro norte-americano e consequentemente mundial, quebrando as bolsas de todo o globo. A sociedade foi atingida nas duas frentes, pois quem trabalhava nas grandes cidades ficou desempregado devido à falência das indústrias, que produziram em maior escala do que podiam vender e ficaram com seus produtos encalhados; já no campo, os agricultores também não tinham pra quem vender sua produção excedente, o que fazia com que criassem dívidas e acabassem por perder sua fonte de renda e suas terras.
O presidente Franklin Roosevelt foi eleito para tentar sanar as dívidas econômicas do país e no documentário é tratado como seu salvador, pois seu programa New Deal, que envolvia obras de infra-estrutura em massa e direitos trabalhistas, acabou por levantar a economia estadunidense. Roosevelt também foi quem determinou a entrada dos EUA na Segunda Grande Guerra, o que no final foi benéfico para a economia mas trágico para a população, levando em conta que 70 milhões de pessoas morreram.
Mais uma vez o documentário se mostra parcial e seu diretor analisa a época do Keynesianismo (nome dado às praticas adotadas por Roosevelt) como gloriosa, em que Moore diz que seu pai trabalhava em uma fábrica de velas e era considerado de classe média, podendo assim dar tudo que quisesse para sua família. Ele não trata apenas da parte boa, porque mostra que essa classe média se apoiava firmemente em