Capitalimo para principiantes
1733 palavras
7 páginas
No início dos tempos, quando se formou o primeiro clã, a primeira forma de organização social foi através do trabalho em equipe, uma forma igualitária, em prol da sobrevivência.Com a invenção de armas e ferramentas aumentaram a forma de obtenção de alimentos, e com isso a possibilidade de cada um ter seu próprio espaço. Assim começaram as trocas de produtos entre as tribos.
O homem passou a ter maior independência e querer sobressair cada vez mais e mais em relação aos outros, foi quando surgiu a propriedade privada dos meios de produção, com isso os grupos mais fortes produtivos e bem armados passaram a dominar os mais fracos, dividindo uma sociedade que até então era igualitária.
Formaram-se duas sociedades, entre senhores e escravos, em que os escravos pertenciam e produziam somente para seus senhores, ocasionando assim uma revolta entre os escravos, fazendo com que a sociedade migrasse de escravocrata para feudalismo.
No feudalismo todos os escravos viraram camponeses, adquiriram um pequeno pedaço de terra para que pudesse cultivar seu próprio sustento e pagar impostos para a nobreza. Ou seja, quem tinha pouco ainda tinha que pagar para quem tinha muito.
Tudo ocorria dentro dos conformes, até que a sociedade feudal foi surpreendida com o mercador, que comercializava tudo a base de troca. Os nobres se beneficiaram com as mercadorias valiosas e o trabalho dos outros.
No início o comércio era bem pequeno, mas com o tempo foi crescendo de uma forma que afetou toda a idade média. Os mercadores adquiriam seus produtos nos países árabes quase de graça e vendiam pelos olhos da cara, daí esse dinheiro ia se multiplicando e os mercadores deram o nome de capital.
O comércio estava cada vez mais disputado. Os mercadores venezianos por terem acesso às gondolas e barcos conseguiram chegar primeiro as especiarias orientais, que eram muito valiosas. Já os mercadores portugueses para não ficarem para trás, deram um jeitinho de conseguirem um patrocínio de alguns nobres