Capital de giro - Indicadores
I - Capital de Giro
É um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a empresa. É uma importante ferramenta para
Tomada de Decisões, pois se refere ao Ciclo Operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.
O Capital de Giro é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o Capital disponível para condução normal dos negócios da empresa.
O volume de Capital de Giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido.
O Capital de Giro necessita de recursos para seu financiamento, ou seja, quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios, seja com recursos de terceiros.
A necessidade do Capital de Giro na empresa é devido principalmente a:
- redução de vendas;
- crescimento da inadimplência;
- aumento das despesas financeiras;
- aumento de custos;
- desperdícios de natureza operacional.
O objetivo da Administração Financeira é gerenciar os bens da empresa de forma a se encontrar o Equilíbrio entre Lucro e Risco, de forma a aumentar o Valor da empresa.
Necessidade de Capital de Giro
A Necessidade de Capital de Giro tem uma grande importância pelo fato de fornecer informações das atividades operacionais, decisões tomadas pela alta gerencia, a forma de financiamento das aplicações de Recursos e está diretamente ligada ao Ciclo de
Caixa da empresa.
Quando o Ciclo de Caixa é longo, a necessidade de Capital de Giro é maior e vice-versa.
Assim, a redução do Ciclo de Caixa (receber mais cedo e pagar mais tarde) deve ser uma meta da Administração Financeira, entretanto, a redução do Ciclo de Caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas.
O