capit es de areia
O filme passa em torno de um grupo de meninos de rua, que vivem de frutos e trapaças, sendo assim o bando era liderado por Pedro Bala, passando a ser conhecidos como capitães de areia. Ele trata da problemática do menor abandonado e das suas consequências: a violência, a criminalidade, a discriminação e a prostituição, a fim de debater as questões referentes a crianças. No primeiro capítulo, o leitor entra em contato com o universo dos meninos, suas tristes figuras e suas histórias de vida. Passando a ter uma identidade fortalecida com valores, atitudes e atividades compartilhadas no grupo.
Mas também passa a mostrar a procura em não mostrar apenas os assaltos e as atitudes violentas da vida, mas mostrar também os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança.
A triste conclusão é que continuam a fazer parte da história do cotidiano, os meninos passaram de dominados a excluídos no decorrer do filme, apesar de frequentarem cada vez mais espaços públicos, mas sendo assim viviam de discriminação.
A sociedade dos anos 30 mostra que nada foi feito para melhora a educação e nos anos de hoje. Mostra o crime organizado em capítulos
Capitães de areia são muito próximas da historia desses meninos que ainda vivem nas ruas e nas comunidades, que infelizmente pouquíssimas coisas mudaram na essência desse problema.
Infelizmente a educação passou longe de alguns desses meninos, sendo que no decorrer do filme, passamos a conhecer personagens que sabem ler e que passar a contar historia as outras crianças, passando a criar a imaginação e fazendo a ter interesse pela literatura, sendo ela narrada por outro componente.