Capit Es Da Areia
David Fileto Soares, 3°ano, Colégio Nossa Senhora da Piedade
Capitães da Areia é um livro que trata de um grupo de crianças abandonadas que vivemdo do roubo. O chefe desse grupo era chamado Pedro Bala, que ingressara na vida de rua com cinco anos e se mostrava o mais corajoso e capacitado líder para as crianças do grupo. Nesse bando viviam mais de cinquenta crianças, entre eles Professor, Gato, Sem Perna, Volta Seca, Pirulito, Boa Vida, João Grande e outros. Todos viviam em um trapiche abandonado na praia.
Órfão desde muito cedo, Pedro descobre o passado de seu pai, um líder operário assassinado durante uma greve. Quem lhe dá a informação é João de Adão, organizador de greves. Ele prefere continuar a organizar os assaltos e roubos cometidos pelo bando, participando das ações mais perigosas. Possui muito do herói romântico: valentia, coragem e capacidade de se sacrificar pelo grupo, mas ele é considerado um anti-herói da nossa literatura, já que se dedica a crimes, chegando em uma passagem do romance a estuprar uma garota..
No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. A primeira delas intitulada “Crianças ladronas” narra minuciosamente um assalto à casa de um rico negociante, o comendador José Ferreira. De acordo com o jornal, o crime fora praticado pelos “Capitães da Areia”. A simpatia do narrador pelos Capitães da Areia é bastante evidente. Ele os vê como vítimas de uma sociedade injusta, aproximando-os da condição de marginalizados, na qual se identificam com as classes trabalhadoras.