Capilaismo
1660 palavras
7 páginas
O capitalismo. Tudo começou com o feudalismo. Na idade média, a sociedade européia era composta por três ordens: o Clero, a Nobreza e os Camponeses.
O Clero surgiu com o cristianismo e o fortalecimento da igreja na Europa; a Nobreza era composta por guerreiros e seus suseranos aos quais deviam fidelidade; os Camponeses eram os empregados da nobres. Os guerreiros protegiam os senhores em troca de terra chamada Feudo (por isso que se tem a expressão "senhores feudais"). Essas terras eram tão importantes porque ela produziam alimentos. Por isso era tão cobiçada.Com o passar do tempo, os alimentos que elas produziam não veio mais a suprir as necessidades da população, daí as pessoas começaram a praticar o comércio. A expansão comercial foi um dos principais prenúncios dos "tempos moderno". No século XIII já havia na Europa uma grande movimentação de comerciantes trazendo mercadorias de diferentes lugares para feiras que atraiam grandes números de pessoas. Um ponto de referência era a famosa feria chamada Champagne onde os mercadores nórdicos comercialização tecidos, peles, madeiras, mel e peixes com mercadores italianos. Era considerado o coração do mercado europeu até que veio seu declínio por causa de fatores como a peste negra e a guerra dos cem anos entre França e Inglaterra.
O mercado nórdico comercializavam produtos orientais trazidos para o porto de Gênova e Veneza. Entre esses produtos apreciado na Europa figuravam artigos de luxo como seda, porcelana, ou joias e ainda as famosas especiarias.
As especiarias tem um papel muito importante: elas eram produzidas no oriente pelos italianos e comercializados na Europa. Muito tempo restrito em algumas regiões do mediterrâneo, tardou a se difundir na Europa, o que fez com que alguns produtos tivessem seu valor equiparado a ouro. Então as especiaria ficam muito caro, e os países europeus decidiram investir em descobertas de novas rotas que permitissem o acesso direto ao Oriente, e quando foi tomado tal