Modelo relatório de adaptação educação infantil
Nome da criança foto Sexta-feira 01 março de 2013 após brincar no Parque de areia.
É com muito prazer que escrevo este relatório para compartilhar com vocês como foi o período de adaptação do João Pedro na Escola João & Maria.
João Pedro entrou na João e Maria em 7 de fevereiro e seu período de adaptação não foi muito fácil no primeiro momento. Inicialmente apresentou certa desconfiança em relação ao novo ambiente escolar e só queria ficar comigo, mas aos poucos, com diálogo e muito carinho, acabou se integrando ao grupo.
João Pedro não chorou efetivamente, apenas choramingou, gemeu, fez bocejos. No início chamou pela avó. Nestes momentos eu disse: “a vovó foi embora e depois vem te buscar, agora você vai ficar na escola com a Tia Nívia e com os amigos”. Ele compreendeu, aceitou e se distraiu com os brinquedos e atividades de nossa rotina.
Hoje o João Pedro, entra na escola com a secretária e vai até a sala ao encontro dos amigos, sem problemas.
João Pedro criou um laço forte de amizade com os amigos Luiz Otávio e Gemma, ambos o ajudam e transmitem segurança para ele. Quando andamos em forma de “centopéia” (fila de mãos dadas), eles ajudam a conduzi-lo.
João Pedro tem demonstrado muita disposição para realizar todas as atividades propostas em nossa rotina. Prefere, entretanto, brincar com amigos na área externa da escola e fazer as atividades da apostila.
Nos primeiros dez dias hesitou, ao entrar na sala, ao sentar em roda com os amigos e, preferia ficar no colo da professora. Porém, observando-o nestas situações, tenho o estimulado a superar seus limites e João Pedro tem respondido bem aos comandos. Ainda apresenta resistência em compartilhar brinquedos com os amigos. Estamos trabalhando para incentivá-lo a dividir respeitando cada vez mais os colegas. É um processo, leva um pouco de tempo, mas chegaremos lá. Ao brincar demonstrou certo desconforto nas atividades que envolviam movimento e contato