CAPELANIA
Mateus 25:36
“Estive enfermo e Me visitastes” Mateus 25:36
Introdução
O Ministério da Capelania é uma obra muito importante. No hospital, a mente e o coração estão geralmente mais abertos à mensagem do Evangelho. Quando o Senhor Jesus aqui viveu o seu ministério englobava o homem em sua totalidade (corpo, alma e espírito) não podemos ser negligentes e deixar de seguir seus passos. Hoje, a ciência médica reconhece que a paz espiritual do paciente, pode contribuir muito para sua recuperação física.
A serenidade da vida é interrompida quando alguém está doente, mesmo com uma enfermidade leve; e a situação piora quando se é hospitalizado, e ainda mais quando sofre uma intervenção cirúrgica. Esta ansiedade interna existe quando há doenças prolongadas como problemas cardíacos, câncer, ou recuperação demorada por causa de um sério acidente. A ansiedade se intensifica quando alguém torna-se inválido e o mundo continua a funcionar sem ele. O fato de alguém estar doente não quer dizer que ele cesse de ser uma pessoa. Precisa de compreensão, amor e apoio. A angústia orgânica, quer seja causada por um acidente ou velhice, "stress" ou infecção, é acompanhada de angústia emocional. Por outro lado pesquisas demonstram que angústia emocional freqüentemente produz enfermidade. Raramente o cristão encontrará o ser humano tão despido de máscaras e vaidade quanto numa enfermidade. Através de conversas, encorajamento e oração, o servo de Deus se torna um agente do poder curativo na crise da enfermidade e também um canal de salvação.
O ser humano possui um organismo maravilhoso. Dentro dele existem bilhões de células, várias químicas, centenas de músculos, quilômetros de veias, e uma variedade de órgãos. O organismo humano tem capacidade de crescer, curar-se, combater doenças que o atacam, adaptar-se em todo tipo de condições climáticas, e sobreviver em circunstâncias difíceis. Porém, nossos corpos não são eternos. Quando