Capela de N Senhora da Concei o
A Capela começou a ser construida em 1535 pelo famoso arquiteto, João de Castilho e foi um dos ultimos edificios a ser contruído pelo mesmo. Foi bastante inovadora naquele tempo, pelo uso de janelas e design de interiores comprimido o que reflete a influência da arquitetura Italiana em Portugal. Mais tarde no séc. XIX foi restaurada e nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial foi renovada para garantir a sua durabilidade. Foi construida para servir de funerária D. João III, a capela possui três naves com um elegante transepto e um coro estreito, o transepto está coberto por um tetop em forma de abóbada e uma torre centrtal, enquanto que o coro está cercado por um telhado quadrado que se sobe para a pequena e arqueada torre do sino. A decoração da capela é com motivos floriais e geométricos, máscaras grostescas, cornijas, frisos e simbolos funerários. Está encaixada num adro pavimentado com belos mosaicos e rodeado de uma linda paisagem, possuindo ainda um jardim-terraço nas traseiras, que pode ser acedido por duas escadas simétricas.
A capela está aberta todos os dias e vale muito a pena visita-la !
Capela de Santa Iria O Convento de Santa Iria começou por ser um recolhimento de senhoras devotas fixado no centro da cidade de Tomar, junto à margem do Nabão. Foi em 1467 que D. Mécia Queiroz, viúva de Pero Vaz de Almeida, vedor da fazenda do Infante D. Henrique, comprou o "sítio" de Santa Iria , mandando construir no local uma casa e respectiva capela, onde se recolheu com as filhas. Em 1523, a pedido de uma das filhas da fundadora, o recolhimento passou a ser regido pela observância de Santa Clara. Em 1536 a capela e casa de recolhimento foram restaurandas e ampliadas.
A capela apresenta a fachada principal disposta longitudinalmente rasgada pelo portal, decorada com relevos de motivos de grutesco ecom medalhões no extradorso, que ostenta no tímpano a data 1536, alusiva à reedificação do templo e por uma janela