Capas
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
6° PERIODO
Contabilidade Tributário
ARAGUAÍNA/TO
Setembro /2014
AILLA LORENA FEITOSA GUIMARÃES- RA-352417
BETUNAIDE NASCIMENTO F. ARAUJO-RA-369390
RITA DE CÁSSIA ALVES MENDONÇA-RA-370038
TANCREDO DE SOUSA OLIVEIRA-RA-404812
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Contabilidade Tributário curso Ciências contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDEP
Prof. Orientador: Hugo David Santana
ARAGUAINA – TO
Sumário
INTRODUÇÃO
A seguir será apresentado o resultado da análise de vários artigos disponíveis na internet, que envolvem temas de Contabilidade Tributária abordados ao longo desse bimestre.
Dessa forma a Atividade Prática Supervisionada procura criar situações semelhantes as existentes no dia a dia de um Contador, é uma forma interessante e bastante proveitosa dos acadêmicos de Contábeis já sentirem o gosto do que é ser um contador, .
De maneira criativa e eficaz o desafio proposto pelo autor impulsionou a equipe a desenvolver o que segue nas próximas páginas.
O que é tributo?
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
RESUMO BREVE HISTÓRIA DOS TRIBUTOS
Durante todo o período anterior à constituição de 1934, a principal fonte de receita da União foi o imposto de importação, até o inicio da Primeira Guerra Mundial, ele foi responsável por cerca de metade da receita total da União, enquanto o imposto de consumo correspondia a cerca de 10% da mesma.
Na órbita estadual, o imposto de exportação era a principal fonte de receita, gerando mais de 40% dos recursos destes governos.
Existiam também outros tributos relativamente importantes, que eram o imposto