Capacitores E Indutores
Capacitores e Indutores
Capacitor
O capacitor é um dispositivo que armazena cargas elétricas. É constituído por dois condutores (armaduras) separados por um material isolante. O parâmetro capacitância do capacitor relaciona tensão entre seus terminais com a respectiva carga armazenada q(t) = Cv(t) A capacitância é medida em farads (F). Um farad é igual a um Coulomb por volt e seus submúltiplos são microfarad (µF) = 10−6 [F], nanofarad ( nF) = 10−9 [F], picofarad (pF) = 10−12 [F]. Para capacitores de placas paralelas C = (εA)/ℓ em que ε ´e a permissividade do material isolante, A é a área das armaduras e ℓ é a distância entre elas.
Ao conectarmos uma fonte de tensão entre seus terminais um campo elétrico é estabelecido nas armaduras. Este campo movimenta os elétrons do condutor, levando-os para a placa “negativa” e tirando-os da placa “positiva”. No material isolante surge um campo elétrico induzido de oposição aquele das armaduras e que depende da capacitância C do material isolante. O movimento de elétrons ocorre até que o campo elétrico resultante de intensidade E = v/ℓ faça com que todo o condutor esteja no mesmo potencial. Note que quanto maior o campo elétrico de oposição, maior é a quantidade de carga acumulada nas placas do capacitor.
Indutor
A passagem de corrente elétrica através de um condutor gera um campo magnético em suas proximidades. Ademais, um fluxo magnético concatenado λ é gerado devido á passagem da corrente. O indutor é um componente elétrico constituído por espiras de um fio condutor enrolado em torno de um núcleo magnético. Dependendo do material magnético utilizado no núcleo o fluxo magnético pode ser ampliado. Se o indutor for linear, temos λ = Li em que L é a indutância do indutor medido em henrys (H).
Indutor real: O fio usado para enrolar o núcleo magnético possui uma resistência que não pode ser desprezada. A tensão entre os terminais do indutor é dada por: v = Ri +