Capacitores Física 3
Introdução O capacitor é um dispositivo utilizado para armazenar energia elétrica. Apesar de esta ser uma característica de pilhas e baterias, sua função se difere das mesmas. Pois ele somente armazena energia elétrica e não produz como as pilhas, outra diferença é a velocidade com que cada um fornece a energia contida no dispositivo. Em pilhas, a energia é transferida aos poucos, já em um capacitor carregado, pode fornecer energia com muito mais rapidez.
A medida de capacitância, que é a quantidade de energia elétrica acumulada em um capacitor, é medida em farad representada pela letra F (Coulomb/Volts). Podemos calcular a capacitância com a seguinte expressão:
Temos vários tipos de capacitores: de placas paralelas, esférico, cilíndrico, etc. Neste relatório abordaremos o capacitor de placas paralelas. Conhecendo a fórmula de campo elétrico de placas paralelas, obtemos a fórmula para calcular a capacitância do capacitor do mesmo formato:
Onde C é a capacitância, k a constante do material dielétrico (k>1), ε0 é a permissividade elétrica no vácuo e vale 8,85E-12, A é a área interna da placa e d a distância entre as duas placas.
Durante a prática foi utilizado um capacitor dielétrico, que pode ser qualquer material colocado entre as placas de um capacitor, a capacitância sempre irá aumentar, como visto em (2) onde k>1 - exceto para o ar (kar=1,00054) e para o vácuo kvácuo=1 - portanto, a capacitância com um dielétrico sempre será maior do que um capacitor sem ele.
Procedimento Experimental
Nosso objetivo na experiência feita foi observar na prática a capacitância de um capacitor variando o dielétrico, ou seja, variando o material entre as placas do capacitor, para cada variação obtivemos valores diferentes, pois sabemos que isso altera a equação da capacitância. Utilizamos um micrômetro e um paquímetro para obter medidas precisas para cálculo de diâmetro e área, materiais para formar dielétrico,