Capacitores de Potência
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM
Curso de Especialização em Engenharia Elétrica
Disciplina: Equipamentos e Máquinas Elétricas
Professor: Fábio Corrêa
Data: 01/02/2014
Carlos José da Silva ROLIM rollym@bol.com.br Evandro Leonardo de Oliveira leonardode1963@uol.com.br Viviana Pina Nogueira viviana.pina@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO
O fator de potência foi sempre motivo de preocupação dos engenheiros encarregados de projetos e de estudo dos sistemas de luz e força. O baixo fator de potência causa sérios problemas às instalações elétricas, entre as quais podemos citar: sobrecarga nos cabos e transformadores, crescimento da queda de tensão, redução do nível de iluminação e aumento das contas de luz e força.
Os capacitores possuem a propriedade de armazenar energia durante o crescimento do ciclo, restituindo-a quando se dá a diminuição e inversão do mesmo. Assim, podem ser considerados como geradores de energia reativa, do mesmo modo que o gerador comum.
O motor síncrono superexcitado(capacitivo) também pode ser considerado como um gerador de potência reativa, pois, além de suprir suas próprias necessidades em Kvar, é capaz de fornecer à rede parte dos Kvars que deveriam ser fornecidos pelo gerador.
2 NORMAS ASSOCIADAS
3 ASPECTOS CONSTRUTIVOS
O capacitor é um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor. Costuma-se dar nome a esses aparelhos de acordo com a forma de suas armaduras. Assim temos capacitor plano (Fig-1), capacitor cilíndrico (Fig-2), capacitor esférico etc. O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes é o próprio ar. O Símbolo do capacitor é representado na Fig-3.
4 ASPECTOS ELÉTRICOS
Um capacitor é fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um