Capacitação em redes de franquia
O reconhecimento da capacitação como poderosa ferramenta para transformação das redes de franquias é cada vez mais comum entre os franqueadores de alta performance, sua utilização alavanca fatores qualitativos e quantitativos.
Os centros de treinamentos ou universidades de Varejo e Franquia como são também chamados recebem ecléticos grupos de treinandos, que passam por: franqueados, equipes de lojas, equipes da franqueadora e em alguns casos stakeholders externos do negócio. Neste último caso, podemos citar: arquitetos, médicos, dentistas, especificações e todos aqueles que de alguma forma influenciam ou participam do processo de venda dos produtos e/ou serviços.
Independente do público, os treinamentos costumam ir muito além dos ensinamentos técnicos exigidos pelo negócio, eles visam destacar a essência e os verdadeiros diferenciais competitivos que tornam de fato o negócio único.
A preocupação com os valores, a ética e o verdadeiro propósito também passaram a ser pontos relevantes da capacitação. Desta forma, todos que representam a marca e tem contato direto com o consumidor ficam de fato qualificados a fazer adequadamente a entrega de valor no ato da venda, tornando este momento memorável e alinhado com as promessas da marca,
O Franchising é um modelo de negócio cujo principio é a reprodução em série de algo testado, formatado e que funciona muito bem ou seja, “clonagem” do sucesso. Para tanto, o processo de “clonagem” tem que ser perfeito, ele tem como base a capacitação para reproduzir o sucesso do negócio original nos novos “clones”.
Um ponto que também passou a chamar a atenção em relação ao processo de capacitação é o fato dos empresários terem "acordado" para necessidade de fazer algo para obter mão de obra qualificada, não bastando somente reclamar do tão falado "apagão de mão de obra". Eles passaram a investir na estruturação de áreas internas de capacitação, apoiam seus