Capacitação Docente
1.0 – Dificuldades de Aprendizagem ................................................................3
2.0 – Fracasso Escolar......................................................................................5
3.0 – Referências Bibliográficas........................................................................7
4.0
1 – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DIS + TURBARE = Alteração violenta da ordem natural da aprendizagem
No Transtorno de aprendizagem, há a presença de uma disfunção neurológica, que pode envolver imaturidade, lesões específicas do cérebro, fatores hereditários e ou disfunções químicas. Devido à forma irregular que as habilidades mentais se desenvolvem, aparecem discrepâncias marcantes entre a capacidade e a execução nas tarefas acadêmicas. São características marcantes dos Distúrbios de Aprendizagem:
- início do comportamento ou atraso sempre na infância;
- o transtorno está sempre ligado à maturação biológica do sistema nervoso central;
- as funções afetadas incluem geralmente a linguagem, habilidades viso-espaciais e/ou condições motora;
- há uma história familiar de transtornos similares e fatores genéticos têm importância na etiologia (conjunto de possíveis causas) em muitos casos.
Segundo estimativas da Organização Psiquiátrica Americana, a prevalência dos Transtornos da Aprendizagem, variam entre 2 a 10% na população, dependendo da natureza da averiguação e das definições aplicadas e estes podem persistir até a idade adulta.
Portanto as dificuldades de aprendizagem, podem ser de origem orgânica ou emocional. É importante que sejam descobertas e diagnosticadas o mais cedo possível, desta forma facilitará o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça (o aluno que não quer aprender), cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a