Capacidade pcp
CAPACIDADE de PRODUÇÃO
Segundo ZACCARELLI (1979), o conceito de capacidade de produção é simples quando se trata de um produto ou de poucos produtos, como nos casos da indústria de processo contínuo, entretanto, uma maior variedade de produtos pode tornar a definição da capacidade de produção uma tarefa muito complexa.
2.2.1 Caso de um produto
É fácil determinar a capacidade produtiva, no caso de empresas que produzem apenas um produto. Para determinar a capacidade da empresa inteira, basta conhecer a capacidade de todos os setores e verificar qual desses possui a menor capacidade, pois este restringirá a capacidade da empresa como um todo. Para determinar a capacidade de cada uns dos setores, é necessário saber quantos produtos podem ser processados em um certo intervalo de tempo. Supondo que um setor possua n máquinas, que executem a mesma função e que as capacidades de cada máquina em unidades/dia seja Cn , sendo assim a capacidade total do setor será a somatória de todas as capacidades de cada máquina:
CT = C1 + C 2 + C 3 + ... + Cn-1 + Cn
ZACCARELLI (1979) fornece um exemplo ilustrativo para este conceito: O roteiro de processamento de um pedido consiste em cinco operações: A, B, C, D, E, em seções diferentes, que apresentam as seguintes capacidades para um dia de oito horas de trabalho:
* Seção A tem 3 máquinas com capacidade de 30 unidades/dia. * Seção B tem 2 máquinas com capacidade de 42 unidades/dia. * Seção C tem 1 máquina com capacidade de 100 unidades/dia. * Seção D tem 2 máquinas com capacidade de 40 unidades/dia. * Seção E tem 2 máquinas com capacidade de 45 unidades/dia.
O Gráfico 1, ajuda a visualizar a capacidade de cada seção desta empresa.
Capacidade de Produção
Gráfico 1: Capacidade de produção das seções (adaptado de ZACCARELLI, 1979)
Evidentemente, a seção D é a seção que determina a capacidade do conjunto todo.
Um aumento na capacidade da seção A pode significar um aumento na