capacetes
VERDE ESCURO = Profissional de Segurança e Meio Ambiente.
AZUL = Encarregados e responsavel pelas equipes
VERMELHO = Profissionais especializados e trabalhos em altura (ex.: eletricista, soldadores e armadores)
LARANJA = Carpinteiro
VERDE CLARO = Pedreiros
MARROM = Operadores de Oficinas
AMARELO = Ajudandes e serventes
PRETO = Segurança Patrimonial
AZUL = Visitantes
BRANCO = Pessoal do SESMIT / leme e pelo visitantes. s cores dos capacetes de segurança
A escolha da cor do capacete que os funcionários utilizam é uma conveniência da empresa - assunto dos responsáveis para cuidar da identidade visual para evidenciar o senso organizacional da companhia.
Quem já atuou no setor da Construção Civil pode observar que o capacete é um dos equipamentos de segurança mais comuns e coloridos no ambiente de trabalho – isso é feito para diferenciar setores, chefias, operários, estagiários e visitantes.
O capacete é representativo para a Segurança do Trabalho, compondo inclusive parte do desenho do símbolo no nosso anel de formatura representado por um operário de perfil. Pelo preço de alguns modelos nas lojas especializadas, é difícil um técnico que não possua um capacete na sua própria casa. Eu possuo um capacete de segurança tipo II aba frontal classe B na cor verde.
Fonte(s):
Em princípio não San.
Até por que existem várias empreiteiras trabalhando, e cada uma pode usar um capacete de cada cor, estas cores poderiam se repetir não criando uma lógica hierárquica.
Mas algumas empresas que possuem pleno controle sobre seus sistema produtivo, sem a presença de funcionários externos, costumam organizar os setor por cor de uniformes e em consequência cor de capacetes.
Mas não existe uma hierarquia propriamente dita, e sim a separação das equipes, administração, engenharia, arquitetura, como branco, amarelo, rosa. :B
Em obras informais, ocorre ironicamente o contrário, geralmente que "manda" não usa