Capa PC 2
CARLA JULIANE SANTIAGO MACIEL
RESENHA DO CAPÍTULO DO LIVRO EM PLENO CORPO
A LÍNGUA DO MOVIMENTO
BRASÍLIA
2015-04-11
Os métodos de educação somática partem de um princípio de que o corpo é o eixo da atuação de que esse movimento que o corpo realiza é uma via de transformação de desequilíbrio de uma pessoa, o que remete a pensar que o organismo vivo é inseparável da consciência.
A educação somática, não tem somente o objetivo de correção de defeitos e/ou patologias, mais trabalha com a capacidade da pessoa encontrar uma maneia eficaz para amenizar seu problema.
Para os professores de educação somática, o corpo carrega suas vivências e o meio em que se inseri, carrega também emoções, valores culturais, espirituais e políticos. Partindo dessa idéia pode-se aplicar a esse indivíduo um método de Educação somática que entre em acordo com a necessidade do mesmo. Sem esquecer que o principal meio de pesquisa é o corpo.
Dentro dessa ótica, vemos que o corpo não é algo inativo. É habitado por uma consciência e essa compreensão, de que o corpo e a consciência formam um todo, é o que sustenta os métodos somáticos.
Isso significa que na prática as aulas não são dadas somente em função dos sintomas apresentados pelos alunos, que aulas de educação somática oferecem uma melhoria para o individuo como um todo e é ai que o professor deve ficar atento para conscientizar a pessoa que esta recebendo as orientações, já que tudo que fazemos reverbera em nosso corpo seja a ausência de movimento ou a presença do mesmo.
Dentro do processo de aprendizagem da educação somática a pessoa é levada a reconsiderar a forma com que seu corpo se movimenta, analisando suas vivencias e seu comportamento já que são essas coisas que o individuo vive, que vai ajudar o educador somático a realizar uma serie de exercícios que beneficiam esse corpo problemático.
A educação somática surgiu a partir de necessidades específicas, vários