Mam Feros
Introdução
• São os animais mais evoluídos e também originam-se a partir dos répteis primitivos. A característica principal desta classe é a presença de glândulas mamárias desenvolvidas, nas fêmeas, para a nutrição de seus filhotes. Pelo fato de apresentarem, em sua maioria, desenvolvimento embrionário no interior no útero da mãe, o risco de serem devorados por predadores nessa fase é mínino.
São também homeotermos e vivem em todos os tipos de habitat: regiões frias, quentes, secas, úmidas, aquáticas, etc.
Prothoteria
• Os mamíferos prototérios pertencem à ordem dos monotremados(do grego monos:únicos e trema:orifício).Esse nome refere-se ao fato de apresentarem cloaca.Esses animais são os únicos mamíferos que botam ovos(ovíparos) semelhantes aos dos répteis e das aves e, por isso, são considerados mais primitivos.Suas glândulas mamárias não possuem mamilos e os filhotes lambem o leite que escorre entre os pêlos molhados da mãe.
Metatheria
• Os mamíferos metatérios pertencem à ordem dos marsupiais(do latim marsupiu: pequena bolsa).Esses animais são vivíparos e possuem o útero e a placenta pouco desenvolvidos, impedindo, assim, a permanência do embrião por muito tempo no interior do corpo materno.Por esse motivo, o filhote abandonao prematuramente, e continua o desenvolvimento(cerca de 5 meses) no interior do marsúpio, uma bolsa de pele que cobre os mamilos, aos quais o filhote se prende firmemente.
Eutheria
• São os mamíferos vivíparos e placentários.Nesse caso, as fêmeas apresentam útero bem desenvolvido e o filhote prende-se a ele por meio da placenta, um órgão que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios, excreções,hormônios e anticorpos. Sistema Tegumentário
• Os mamíferos são revestidos por uma pele que apresenta pêlos e glândulas
(mamarias, sebáceas e sudoríparas), além de alguns anexos como: chifres, garras, unhas, cascos, espinhos, etc.
1- Pelo
2- Superfície da pele
3- Sebo
4- Folículo piloso
5- Glândula sebácea
Sistema