Modelos EKD
1. Modelo EKD
A abordagem EKD inclui, pessoas estratégicas na organização, gerentes e pessoal operacional que, juntos com facilitadores e técnicos de modelagem, familiarizados com EKD, irão executar o processo de: diagnóstico, entendimento. Modelo de Objetivos, Modelo de Regra de Negócio, Modelo de Conceito, Modelo de Processo do Negócio, Modelo de Atores e Recursos eModelo de Requisitos e Componentes Técnicos. A modelagem organizacional EKD mostra-se uma metodologia capaz de melhorar as implementações de sistemas de informação, bem como, promover as mudanças necessárias na organização e facilitar a gestão do conhecimento na empresa.
“Uma pesquisa realizada em uma indústria de calçados notou a necessidade de automatizar os processos de controle da área produtiva, compreendendo, os setores de planejamento e controle de produção, compras, almoxarifado, desenvolvimento de produto, corte, preparação para pesponto, preparação para montagem e montagem. A área de produção foi escolhida por ser uma área em que as mudanças de processos acontecem com uma maior frequência, e por necessitar de muito processamento de informação e interação entre as pessoas.
Para a pesquisa elaborou-se um questionário para verificar a dinâmica e a integração da informação nas mudanças nos processos de negócio na empresa e verificar se estas mudanças agregam conhecimento na empresa como um todo. O questionário foi distribuído entre 2 supervisores, 1 gerente e 10 encarregados totalizando 13 pessoas. Este questionário auxiliou a formulação do problema.”
1.1 Modelo de Objetivos
Este modelo foi desenvolvido sem reuniões individuais. As reuniões foram em grupo com a participação de todos os stakeholders. Na reunião surgiram objetivos genéricos. Os objetivos eram citados e anotados em um quadro branco sem a preocupação de ordená-los e integrá-los. Todos citaram algum objetivo. Foi desenvolvida a seguinte lista tendo o consenso de todos:
O tipo de produto produzido;
Segmento de mercado