Capa Anhanguera
UNIDERP- SOROCABA
SERVIÇO SOCIAL
Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Elizangela Silva de Oliveira Freitas Pereira
RA: 9932578602
Deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-ambiente, em nome de uma
Sociedade Sustentável
Tutor: Samanta Roberta Tunuchi de Almeida
Sorocaba
06/11/2014
Sabe-se que um dos maiores problemas existentes no século XXI é a situação de destruição pela qual o ecossistema tem sofrido. Devemos nos perguntar que modelo de educação queremos deixar para as gerações futuras?
Uma educação em que se preocupe mais com sistema social do que com o ecológico, a questão ambiental é reconhecida atualmente como uma problemática de caráter social e político.
O meio ambiente é um assunto preocupante e contemporâneo mundialmente, e no Brasil onde deixou de ser um tema exclusivo dos profissionais ambientalistas e interessados a temática, e passou a ser visto como uma problemática existente na sociedade capitalista. Tais problemas foram ocasionados pela própria ação do homem, o causador do desmatamento, a poluição, as queimadas, que causaram efeitos resultantes e assim passando a interferir na natureza.
Em lugares com índice de maior desenvolvimento, possuem um nível de degradação ambiental superior aos outros, onde a questão ambiental não só afetam os países desenvolvidos, mas toda a superfície terrestre. O assunto meio ambiente até pouco tempo era tratado como caso isolado, porem nos dias de hoje é o assunto mais discutido atualmente até mesmo questionado pelas pessoas como uma questão social. À questão ambiental para as nações no seu pleno desenvolvimento, perpassa além da qualidade da água, solo e preservação da fauna e flora, a necessidade de haver a descentralização de opiniões, decisão no decorrer de uma apropriação social dos recursos naturais e que atinja completamente o seio da pobreza e a uma construção de cidadania com êxito.