cap19n

1469 palavras 6 páginas
Aula: Prevenção e Recuperação de Falhas

1 – INTRODUÇÃO

Buscar confiabilidade para garantir a continuidade dos serviços/operações; Confiabilidade dos Produtos -> Vantagem Competitiva; Durabilidade; Robustez; Estratégias para minimização de falhas (falhas sempre existirão): Trabalhar Tempo para recuperação; Minimizar Frequência da Ocorrência das Falhas; Falha: Consequência de um ERRO, podendo, ou não, ocasionar um DEFEITO em uma operação/serviço/produto, levando ao desvio dos resultados esperados. Inerente ao ato de fazer; Não devem ser ignoradas; Devem passar por atividade de classificação; Compreender para combater.

1.2 – Tipos de Falhas

a) Falha de Projeto - Dimensionamentos equivocados;
- Cálculos errados;
- Arranjos físicos inadequados;
- Erros de previsão de demanda;
b) Falha de Instalação - Quebras de equipamentos;
- Calibração inadequada;
- Paradas de processo;
c) Falha de Pessoal - Erros
d) Falha de Fornecedor - Atrasos nas entregas;
- Materiais de qualidade inferior;
- Desrespeito aos termos negociados;
e) Falha de Cliente - Má utilização do produto;
- Incompetência;
- Falta de bom senso.

Nota: A origem de toda e qualquer falha é humana; Logo: Existe a possibilidade de controle; Deve-se sempre aprender com a falha.

1.3 – Medição de Falhas

1 – Taxa de Falhas Frequência de ocorrência de uma falha. Nº de falhas / Total de Produtos testados
2 – Confiabilidade Probabilidade de ocorrência de uma falha. Produtório das confiabilidades dos componentes interligados.
3 – Disponibilidade Período de tempo disponível (útil) de uma operação. Tempo Médio Entre Falhas / (Tempo Médio Entre Falhas + Tempo Médio de Reparo)

As falhas ocorrem ao longo do tempo uma vez que esta variável também é determinante para o processo. A curva para descrição da probabilidade de falha ao longo do tempo denomina-se de “curva da banheira” e possui três fases distintas para análise: Mortalidade Infantil; Vida Normal;

Relacionados