CAP04
Determinação das Tensões Principais
Alongamentos e Tensões principais
Introdução:
O proposito desta experiência e' medir os alongamentos ao longo de três diferentes eixos que passam por um determinado ponto de uma barra engastada, para posteriormente calcularmos as tensões e alongamentos nos eixos principais e efetuarmos uma comparacão com os valores obtidos teoricamente.
Acima vemos uma barra solicitada por tensões biaxiais, com a demonstração da distribuição das tensões e os alongamentos originados
Geralmente quando estudamos um campo solicitado a tensões biaxiais, a medicão com Strain gages dos alongamentos em três diferentes eixos em um mesmo ponto são suficientes para a determinacão das tensões e alongamentos principais atuantes.
Estes três eixos onde sào efetuadas as medicões dos alongamentos podem apresentar orientacões quaisquer, porem para efeitos de calculos são aconselhaveis entre eles ângulos submultiplos de 180 graus tais como 45; 60 graus, etc.
Para a medicão simultanea dos alongamentos nos três eixos utilizamos medidores de alongamentos conhecidos como "ROSETAS". Basicamente existemduas formas principais de construcão das Rosetas:
Tipos de ROSETAS existentes.
- DELTA: Nesta construcão de Strain gages os ei- xos onde são medidos os alongamentos possuem um ângulo de 120 graus entre si
Para calcularmos os alongamentos principais podemos utilizar a formula abaixo:
- RETANGULAR: Nesta construcão de Strain gages os eixos onde são medidos os alongamentos apresentam ângulos de 45 graus entre si.
Para calcularmos os alongamentos principais podemos utilizar a formula abaixo:
Onde:
ep,q = Alongamentos principais
e1, e2 , e3 = Alongamentos medidos pelos elementos da Roseta
As tensões principais podem ser calculadas a