CAP I Avalia O E Constru O Do Conhecimento
Avaliação e construção do conhecimento
As discussões em torno deste tema avaliação ocorrem devido às tentativas de explicar o significado principal na prática educacional. Os estudiosos da educação fazem crítica entre avaliação e as manifestações pedagógicas e esquece-se de indicar uma perspectiva aos educadores que desejam utilizar a avaliação de uma forma construtiva
No momento à concepção de avaliação é um julgamento dos resultados alcançados, tornando-se classificatória e autoritária onde os professores e alunos atribuem como significativo: provas, notas, conceitos, boletim, recuperação.
Para Jussara o professor necessita avaliar sua ação educativa refletindo, indagando para não instalar suas verdades absolutas, pré-moldadas e finais, sendo necessária uma reflexão, transformada em ação e está ação impulsionará para novas reflexões. Avaliação é uma reflexão permanente do educador sobre a realidade e é também acompanhar os passos do educando em sua construção do conhecimento, quando isso não ocorre devido às exigências burocráticas e se faz uma avaliação como só eu professor sou dono do saber e o aluno é sempre o culpado, ambos perdem e se distanciam do significado da avaliação do investigar e dinamizar o processo do conhecimento.
Dicotomia entre educação e avaliação é um engano
Ex: Na educação infantil o professor acompanha o desenvolvimento dos seus alunos continuamente nas observações, mas que se traduzem depois na listagem de comportamento apresentados no relatório bimestral.
A avaliação é inseparável do processo educativo enquanto concebida como reflexão sobre ação. A avaliação, na perspectiva de construção do conhecimento parte de duas premissas básicas: confiança na possibilidade dos alunos construírem suas verdades e valorização de suas manifestações e interesses. Exige do educador uma concepção de criança, jovens e adultos, como sujeitos de seu próprio desenvolvimento, sua autonomia e possibilidades de tomar sua decisões, sendo