Cap Tulo 8 Gr Ficos De An Lise
Gráficos de Análise
Gráficos de Análise
São os gráficos destinados a um público especializados, a pesquisadores que investigam a forma de uma distribuição de freqüência. Portanto, são gráficos que representam distribuições de freqüência.
Toda distribuição de freqüência tem a forma tendencial de uma curva, isto é, tem a imagem de uma parábola.
Usualmente, os gráficos de análise têm o objetivo de comparar a distribuição de freqüência obtida de uma pesquisa prática com uma distribuição de frequência padrão, teórica, como por exemplo, uma distribuição de frequência clássica em forma de sino, denominada “Curva Normal”, de importância vital na fundamentação no Cálculo das Probabilidades e da Teoria da Inferência Estatística.
A curva normal tem forma de sino e é simétrica em relação à média (que tem valor igual à mediana, quando se trata da curva normal), ou seja, se passarmos uma linha exatamente pelo centro da curva teremos duas metades perfeitamente iguais.
Assim:
A importância da curva normal se dá em virtude dela se adequar bem a diversas situações práticas. Ou seja, são vários os fenômenos da computação que seguem uma distribuição normal, ou se aproximam de sua forma.
Tipos de Gráficos de Análise
Os tipos de gráficos mais utilizados para representar as variáveis quantitativas são:
Histograma;
Polígono de Frequências.
Histograma
É muito utilizado para representar variáveis quantitativas. É a representação gráfica da distribuição de freqüência através de colunas justapostas de maneira contínua, representando cada coluna uma classe. Não há, portanto, espaço entre as colunas, ou seja, onde termina uma classe, imediatamente inicia-se outra.
As características do histograma são:
É representado por retângulos justapostos;
A base do retângulo se localiza no eixo das abscissas (eixo x) e é dada pela amplitude das classes;
A altura do retângulo é representada no eixo ordenadas (eixo y) e é dada pela freqüência simples.
Poderemos construir o