CAP TULO 3 5
PRICIPAIS CONQUISTAS FEMININAS AO LONGO DO TEMPO
Conquistar a igualdade e justiça pelos direitos é uma luta que as mulheres passam já há muito tempo, a mulher submissa, tratada como objeto, o "sexo frágil", está cada vez mais deixando de existir, dando lugar à mulher trabalhadora, independente, ciente de seus direitos na sociedade, derrubando tabus, revolucionando tradições e marcando presença em lugares antes que somente aos homens ocupavam. Com o tempo, cada vez mais as mulheres tinham conhecimento, assim se unindo para terminar de vez com a situação delas que era marcada por principalmente preconceitos e violências.
3.1 DIREITO À EDUCAÇÃO
No começo do século XIX, a situação da mulher na sociedade era muito marcada por preconceitos, mas com os movimentos feministas essa situação se modificou um pouco. Uma das maiores lutas das mulheres era o direito de freqüentar escolas, por exemplo, as mulheres só foram autorizadas a frequentar escolas no Brasil em 1827, ainda assim eram escolas elementares, e só foi apenas em 1979 permitido o ensino superior, as mulheres naquela época não podiam fazer muita coisa, pois eram consideradas inferiores e vistas como procriadoras.
Antes mesmo das escolas elementares, a única forma do aprendizado era por meio de aulas particulares nas casas dos professores ou em conventos, é com o direito mais tarde de freqüentar escolas publicas que com todas as informações e o direito de ler e escrever, que terá os movimentos feministas e o poder de escrever artigos da igualdade de sexos.
Hoje apesar da grande desigualdade social e muitas meninas não freqüentarem escolas, a diferença com os séculos passados é enorme,praticamente todos tem acesso há informações e freqüentam em muitos lugares mais que os homens,e graças a isso que pode ocorrer debates,movimentos feministas,passeatas e etc.
3.2 DIA 8 DE MARÇO
Depois das grandes revoluções industriais e as guerras,as manifestações aumentaram