CAP TULO 2
A VALIDAÇÃO DE UMA IDÉIA
Luísa em suas férias de dezembro decidiu retornar a Belo Horizonte no intuito de começar a tratar de sua empresa, mesmo sabendo que as barreiras que teria de enfrentar seriam difíceis.
Após uma conversa com Fernanda, tomou ciência que teria de lutar muito para montar a sua empresa: Goiabadas Maria Amália. Então, decidiu conversar com o seu professor Pedro, uma pessoa que ela admirava muito. Já em Belo Horizonte, na segunda feira, viu-se cheia de entusiasmo diante de sua tal “liberdade” virando realidade. Mesmo sabendo das dificuldades, foi à mercearia ao lado de sua casa, observou as prateleiras com outros olhos, e pela primeira vez, comprou uma goiabada-cascão observando o rótulo com o nome da empresa e os demais dados, para tentar tirar algumas idéias para o seu projeto.
Durante a conversa com o professor Pedro, Luísa percebeu que, saber produzir a goiabada não era tudo o que ela precisava. Entendeu que, teria de criar um plano de negócios, um planejamento de marketing, e todas as demais ações que a administração de uma empresa necessita para evitar a falência, como por exemplo: conhecimento do mercado em que vai atuar, os fornecedores que vai precisar, os clientes interessados e, a tendência e sinalização sobre o futuro do produto. E além de tudo isso, ela teria de desenvolver o seu próprio empreendedorismo, pois para um empreendedor o ser é mais importante que o saber. Um empreendedor experiente pode cometer erros muitas vezes, mas um único acerto poder levar sua empresa ao sucesso. Ter uma boa idéia é uma coisa, conseguir fazer dela uma oportunidade é uma grande diferença, isso é ser empreendedor.
E outra coisa que Luísa aprendeu com o seu professor é que, além do produto ter sucesso no mercado, o empreendedor é alguém que aceita o dinheiro como medida de avaliação. Por isso, para a idéia do empreendedor virar uma grande oportunidade, o projeto tem que ter o seu perfil e ele têm que estar disposto a dedicar-se por inteiro