Trabalho de Logistica
Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC
Curso de Administração
ESTUDO DE CASO
LOGÍSTICA INTEGRADA NA DEP/GARD
Rio Grande – Março 2015
Diagrama da cadeia de suprimentos DEP/GARD
FORNECEDORES
DEP
GARD
CLIENTE
DEP. PRODUCÃO
DEP. COMPRAS
MKT VENDAS
SIST. INFO
1. Crie um diagrama da cadeia de suprimentos da DEP/GARD. Quais estágios estão adicionando valor? E quais não estão?
• A etapa do processo que não está agregando valor é a relação da Dep- Grad por a mesma está exigindo um tempo de janela demasiado.
Analisamos, que a etapa seguinte está agregando valor, pois a relação GARD- Clientes não apresenta problemas, os produtos satisfazem os níveis de qualidade exigidos .
2. Usando os principais fornecedores da DEP (60% do negócio), qual é o menor ciclo de desempenho para a cadeia de suprimentos que você criou? Qual o maior?
• O menor ciclo de desempenho seria de 2 dias e o maior seria de 9 dias. Em virtude do prazo de entrega dos fornecedores dos componentes.
3. O ciclo de desempenho pode ser melhorado com o uso dos outros fornecedores (25% e 15%)? Quais são as trocas compensatórias que precisam ser feitas para usar esses fornecedores?
• Sim, o desempenho seria melhorado em virtude do prazo de entrega destes serem menores. A troca compensatória seria esta, porém isso elevaria o custo do produto.
4. Se você fosse Tom Lippert, quais são as mudanças que você faria na operação da DEP? Por quê? Quais os problemas que você poderia prever ao tentar implementar essas mudanças?
Mudanças
Implantaria o sistema JIT novamente , pois pode ser usado em qualquer organização e melhora o processo de produção principalmente no que se refere a velocidade , qualidade e preço dos produtos .
Problemas Enfrentados
• O primeiro problema que enfrentaríamos seria convencer a diretoria com relação à tentativa de implementar novamente o JIT, visto que na primeira vez, não foi bem sucedido. Logo ,
usaríamos