Cap Tulo 01 Texto 03
Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002
CONTRIBUIÇÃO À ANÁLISE DO PROCESSO DE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DOS HOSPITAIS GERAIS
PRIVADOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
Andrew Drummond Murray
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - FEMP - UNIMEP fone (0xx19) 3124-1767 - E-mail: - andrew.murray@uniso.br
Rosângela Vanalle
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - FEMP - UNIMEP
fone (0xx19) 3124-1767 - E-mail: - rvanalle@unimep.br
ABSTRACT
The Strategic Planning process,although is a very important one for the sucess of any business, it´s still in a learning stage in most general hospitals of the country.The Results obtained from a reserach made in 2000, with some of the largest´s hospitals of the country based in São Paulo, pointed to the use of many disticnt practices of strategic planning in them, varying from a fromal process to avery informal one.
Key words:strategic planning, hospital planning, hospitals
1. INTRODUÇÃO
O processo de planejamento na visão de vários autores e pesquisadores de administração de empresas, consiste em um dos processos mais importantes da gestão de uma empresa, independentemente de sua atividade fim. Esta relevância é ressaltada por ACKOFF (1976) ao declarar que o processo de planejamento conduz a “um futuro desejado para a organização e os meios mais eficazes para alcança-lo”.
Esta definição de um futuro antecipado, implica em uma escolha deste estado futuro, dentre várias opções de “futuro”.
Portanto, isto configura claramente que o processo de planejamento implica em uma tomada de decisão antecipada sobre um determinado estado futuro desejado, pela organização, o que irá implicar no direcionamento adequado de recursos apropriados para a sua realização.
FISCHMANN (1987) enfatiza que este processo é encontrado em todas as organizações, independentemente do seu porte, ou origem de capital, podendo ser realizado de várias maneiras, as quais podem variar desde