Cap II Gerações
Para compreender a geração Y e as mudanças provocadas por esta nova geração no mundo e no mercado de trabalho, se faz necessário analisar, primeiramente, as gerações antecedentes, das quais, citamos: “os veteranos” ou
“tradicionalistas” os “ baby boomers
” e a “Geração X”, de modo a entender como eram e são construídos valores, atitudes e agentes influenciadores ao longo das diversas gerações e alterações na sociedade como um todo.
3.1 Das Gerações que Antecederam a Geração Y
Primeiramente vamos entender o que é geração?! Segundo LÔDOLA, (2011,
p.14), esta palavra é abordada por diversos autores e pesquisadores para definir um grupo de pessoas que nasceram em uma mesma época, período, e que possuem características semelhantes, tais como crenças, comportamentos, valores e atitudes.
A autora cita ainda que as transformações e eventos sociais pelos quais cada geração vivenciou colaboraram e afetaram na forma de viver, de pensar e de agir de cada geração.
Oliveira (2009) compartilha reforça esta visão, ao defender que semelhanças existentes “são reflexo de uma vivência dos mesmos acontecimentos mundiais, os quais acabaram de certa forma, influenciando a vida e o modo de pensar das pessoas nascidas em determinada época”. Entretanto, dito autor vai além ao esclarecer que a educação recebida dos pais é importante, também, para definir as características e valores dos indivíduos.
O autor ainda é enfático ao explicar que “toda a geração influencia a próxima
geração e esta influencia a próxima e assim por diante”. E que “o conceito de geração reconhecido e aceito pela sociedade moderna estabelece o período de 20 anos como marco da separação entre as gerações.”
Entender todas estas transformações através do tempo nos auxilia e nos