Cap. 7 - Fundamentos da Economia
Podemos notar que existem diversas formas ou estruturas de mercado como:
- Número de empresas que compõem esse mercado;
- Tipo do produto (se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
- Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesses mercados.
7.2 – Concorrência pura ou perfeita
Concorrência pura ou concorrência perfeita, são diversas empresas, onde nenhuma afeta a oferenda do mercado, nem o preço de equilíbrio. Mas nesse mercado, predominam as seguintes premissas:
- Mercado atomizado, onde são os átomos que geram grandes números de “empresas”;
- Produtos homogêneos, onde não existe uma diferença, entre os concorrentes;
- Transparência do mercado, as diversas informações de preço, mercado, são fornecidas, por todos os participantes.
Na concorrência perfeita, não existem lucros extras e sim lucros normais, onde já é algo esperado, pelo mercado. Se a curto prazo, existir um lucro, considerado extraordinário, isso conseqüentemente, atrairá novas pessoas para esse mercado, pois ele é algo de fácil acesso a todos, onde não se tem empecilhos. Quando a concorrência no mercado aumenta, os valores de mercado tendem a cair, o que faz com que o lucro abaixe.
7.3 - Monopólio
O mercado monopolista, é algo que só existe um vendedor (ou seja uma única empresa), com um tipo de produto/serviço, onde não se tem concorrente ou seja se o consumidor quiser adquirir aquele produto/serviço, terá que pagar o preço estipulado pelo vendedor, ou deixarão de consumir, pois não encontraram em outro local. Por seu algo exclusivo, as empresas monopolistas, que determinam os seus preços de equilíbrio, de acordo com a sua produção. Quando uma empresa não tem concorrente, ela tende a ser inelástica. Se a empresa elevar os preços indefinidamente, os clientes sentiram e conseqüentemente, vão consumir menos, o que fará que a empresa torne-se elástica. Para que existam monopólios, deve haver barreiras que praticamente