Cap 02 Schultz 1
O Estudo da História da Psicologia – capítulo 1
O Desenvolvimento da Psicologia Moderna
Historiografia: a Metodologia de Estudo da História
“Como podemos distinguir entre psicologia moderna, abordada neste livro, e suas raízes, ou seja, os séculos que antecederam seus percursores intelectuais? [...] São a abordagem e as técnicas empregadas que distinguem a antiga filosofia da psicologia moderna e que marcam o surgimento da psicologia como uma área de estudo separada, fundamentalmente científica”. (p. 3)
“Somente quando os pesquisadores passaram a confiar na observação e na experimentação cuidadosamente controladas para estudar a mente humana é que a psicologia começou a adquirir uma identidade distinta das suas raízes filosóficas”. (p. 4)
“A maior parte da história da psicologia, depois de sua separação das raízes filosóficas, é a do desenvolvimento contínuo de ferramentas, técnicas e métodos para atingir precisão e objetividade crescentes, refinando não só as perguntas que os
psicólogos faziam mas também as respostas que obtinham”. (p. 4)
“Um grande estudioso da psicologia, Kurt Danziger, faz referência às abordagens filosóficas antigas para questões da natureza humana como a “pré-história” da psicologia moderna. Ele acredita que a “história da psicologia se limita ao período em que ela reconhecidamente surge como disciplina, e que é extremamente problemático falar em uma história da psicologia antes disso” (Danziger apud Brock, 2006, p. 12)” (p. 4)
“A ideia de que os métodos das ciências físicas e biológicas podiam ser aplicados ao estudo dos fenômenos mentais originou-se tanto do pensamento filosófico quanto das pesquisas fisiológicas realizadas entre os séculos XVII e XIX. Essa época apaixonante forma o pano de fundo de onde surgiu a psicologia moderna.[...] a possível união dessas disciplinas tão discrepantes – filosofia e fisiologia – formou uma nova área de estudo que rapidamente ganhou sua própria identidade e