Canto
Respiração
O uso do diafragma é muito importante: ao inspirarmos ele se abaixa expandindo o abdômen. Quando expiramos o diafragma sobe e empurra a base do pulmão; o ar começa a sair e vibrar nas pregas vocais e o abdômen se retrai, sendo esta a forma correta de se respirar para executar todas as tarefas do dia a dia, inclusive dormir.
Faça exercícios de expansão para dar agilidade e fortalecer a musculatura abdominal, com consciência e tranquilidade, tendo domínio sobre as suas emoções e a própria respiração.
Cantar 1. Para uma boa emissão vocal precisamos de ar com qualidade. A quantidade necessária varia de pessoa para pessoa, pelo tamanho físico, mas também varia de canção para canção e/ou arranjo vocal que se quer fazer.
2. Ao cantarmos (emissão vocal), essa respiração ocorre da mesma forma, no entanto, há uma diferença no funcionamento do diafragma: ao emitirmos o som vocal o ar sairá, no entanto, o abdômen não poderá se retrair, ele precisará continuar expandido, ao que chamamos de apoio. Nesse momento o cantor (a) deve ter total controle sobre a quantidade de ar que expulsará ao cantar, para não se afobar e expulsar no primeiro momento todo ar, antes de terminar a emissão vocal, ou seja, antes de terminar a frase cantada.
Postura e equilíbrio do corpo ao cantar
A postura adequada facilita e é essencial para uma boa emissão vocal. Devemos procurar o equilíbrio do corpo com as leis da gravidade: 1. Ombros naturalmente abertos e ligeiramente voltados para trás, sem exagerar. 2. Cabeça erguida, olhando para a linha do horizonte; 3. Não tencionar o pescoço; 4. Não enrijecer a face, nem a mandíbula. Deixar a face bem relaxada e natural. 5. Pés ligeiramente afastados e quadris encaixados, mantendo o peso do corpo pelo borda externa dos dois pés; 6. Não tencionar os joelhos; 7. Evitar o descanso do corpo em ambas as pernas, alternando-as. 8. Braços naturalmente ao lado do