Canteiro de obras x Meio ambiente
Compreende-se por meio ambiente todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra que afetam os ecossistemas e a vida humana. Ele é passível de diversos conceitos, que são identificados por seus elementos. Por exemplo, para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. E a preservação do mesmo depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. Atrelado ao conceito de meio ambiente e a sua preservação, encontra-se sustentabilidade.
Nesses últimos anos, houve uma exaltação do termo sustentabilidade. Este surgiu como um conceito tangível em 1987, no Relatório de Brundtland. A definição de sustentabilidade que acabou se tornando um princípio, se entende pela exploração ou uso de recursos (naturais ou não) sem comprometer o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente no presente e futuro potencial, satisfazendo as aspirações e necessidades humanas. A primeira atitude mundial com a finalidade de preservar a natureza foi a Conferência de Estocolmo (1972), seguida pela ECO-92, pelo Protocolo de Kyoto (1997) e a mais atual Rio+20 (2012). Nesta última conferência, o objetivo foi a renovação do compromisso das nações com o desenvolvimento sustentável. Ratificando o programa Agenda 21, o qual concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
O setor da construção civil é precípuo para suprir as necessidades e anseios da sociedade, ao propiciar conforto, abrigo e qualidade de vida para as famílias. Além de estimular o crescimento econômico das comunidades, empresas e governo.
Este setor é responsável pela inserção de infraestrutura de base como geração de energia, transporte, saneamento básico, comunicações, espaços urbanos e edificações públicas e privadas, com o objetivo de prover moradia, trabalho, educação,