Canteiro de Obras - Estação Brooklin do Metrô
1. Descrição da Obra
A linha Lilás Metroviária de São Paulo
Trata-se da execução da linha lilás do metro, em execução desde maio de 2011, essa extensão ligará o Largo Treze, no bairro de Santo Amaro, à Chácara Klabin. O trecho terá 11,5 km de e será composto por: via permanente em túneis duplos e singelos, escavados nos métodos NATM e Shield, num total de: 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), 13 poços, 01 estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, 01 pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), 01 subestação primária e 26 novos trens.
A conclusão do trecho Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin deve impulsionar o desenvolvimento das regiões ao longo da Linha 5-Lilás, permitindo o acesso dos moradores de toda a cidade aos serviços ali oferecidos nos centros empresariais importantes localizados no Largo Treze, av. Santo Amaro, av. Vereador José Diniz, av. Roque Petroni Júnior, av. Morumbi, Marginal Pinheiros e os centros comerciais de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino e Vila Mariana.
A operação plena da linha proporcionará o acesso a complexos hospitalares como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital e Maternidade Santa Marta, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital São Paulo, Hospital Sepaco, Hospital Santa Cruz, Hospital Alvorada, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital Evaldo Foz e Maternidade do Amparo Maternal e centros especializados para tratamentos como AACD, APAE e Lar e Escola São Francisco que serão providos de transporte com acessibilidade e rapidez.
Neste trabalho será abordado apenas a Estação Brooklin do Metrô, local onde foi realizada a visita do grupo .
Na Estação do Brooklin está localizado o principal canteiro de obras do projeto, uma vez que boa parte da unidade de produção e concentração das equipes se dá neste local.
Vale enfatizar que o projeto ocorre em local de