Candido Portinari
A ideologia trabalha para esconder as diferenças sociais passando uma ideia de que somos todos iguais. Mas é dela que gera a desigualdade, que age como um cimento tem é função é de conservar o bloco social, e dar o direito, o privilégio de uma classe dominar a outra, ou seja, explorar a outra classe gerando lucros para a sua capital (capitalismo).
Mas como sabemos a desigualdade gera conflitos, mas para que eles consigam amenizar e ter o controle sob a classe dominada, a classe dominante apresenta os seus valores contendo um tipo de visão que eles acham ideologicamente correto a sociedade seguir, pelos seus meios de dominação- que é a religião (que orienta a prática pedagógica), a educação que orienta a prática pedagógica, a mídia, a cultura (que são as músicas) e entre outros, por esses meios eles conseguem atingir o seu objetivo muito mais rápido e duradouro, pois fixa suas ideias nas mentes das pessoas tornando fáceis de ser controladas.
Por que eles tentam nos controlar? Porque como o tinteiro precisa de marionetes, a classe rica precisa de mãos de obras, eles precisam de trabalhadores para que continuem a existir. Isso vira uma ideologia do trabalho, fortalecendo o capitalismo que usa a ideologia para conseguir em chegar a seus planos que é gerar lucro por meio do esforço dos trabalhadores. Aqui a ideologia ajuda o capitalismo, pois cria uma afirmação em que os trabalhadores são livres. Mas o mercado é constituído, basicamente, por explorado e explorador, e é por meio do salário que a classe dominante, a burguesia, multiplica as relações sociais capitalistas. O núcleo da ideologia com a ilusão de que o salário paga todo o esforço do trabalho realizado. Infelizmente o trabalhador não conhece seus direitos e