ATPS relações trabalhistas
ATPS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Tutora Presencial: Maria Conceição C. dos Santos
Salvador – BA Maio 2014
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Participantes:
Alice Moreira Muniz – RA 437567
Salvador - BA Maio 2014
1.0 Introdução
A Evolução das Relações Sindicais no Brasil
O direito do trabalho surgiu no século XVIII, na época da revolução industrial, e trouxe profundas mudanças nas relações de trabalho. Nesta época houve grande aumento de desemprego devido ao surgimento de máquinas que substituíram o homem, gerando sérios problemas sociais. Neste momento foi estabelecida a jornada de trabalho de 12 a 16 horas diária, exploração de trabalho infantil e do trabalho de mulheres, por ser mão de obra barata.
A princípio o trabalhador era considerado propriedade de seu empregador. Com a evolução das relações de trabalho este quadro foi mudado. Cada organização passou a criar o seu estatuto, onde eram estabelecido a hierarquia e o trabalho de cada empregado.
Estes fatos deram origem a grandes movimentos sociais que originaram os sindicatos, para lutarem a favor do trabalhador. O direito trabalhista é regido por normas legais.
O movimento sindicalista teve sua origem na Itália, com o fim do corporativismo e a criação de sindicato de classes. Em 1903, com o decreto nº 979 foi permitida a sindicalização dos