Cancer em plantas
Colunista mostra como surgem os tecidos tumorais em vegetais, também chamados de galhas
Por: Jerry Borges
Publicado em 14/07/2006 | Atualizado em 11/12/2009 Aposto que você nunca ouviu falar em câncer em plantas. Mas o surgimento de tumores é um evento que acomete quase todos os organismos multicelulares conhecidos, inclusive os vegetais. | Os tumores em vegetais, também chamados de galhas, podem assumir formatos variados e afetar diferentes tecidos das plantas. A foto da esquerda mostra uma galha na raiz de uma planta; a da direita, em uma folha da espécieAndricus quercuscalicis (fotos: Wikipedia). | | | |
Os tecidos tumorais em plantas, conhecidos como galhas, são causados pela ação de diversos organismos como bactérias, fungos, nematóides, insetos e ácaros. Esses parasitas penetram nos vegetais, sobrepujam suas defesas mecânicas e químicas e liberam compostos que estimulam células-tronco totipotentes localizadasnas regiões de crescimento das plantas – os meristemas – a proliferar e se diferenciar.
Sinais químicos produzidos pelos galhadores fazem com que nutrientes sejam drenados das outras partes das plantas para que sejam utilizados para sua alimentação. Há evidências de que os galhadores podem também aumentar a fotossíntese nos meristemas para ter mais alimento disponível.
São conhecidas mais de 13.000 espécies de insetos que induzem a formação de galhas. Através da liberação de compostos químicos produzidos por esses organismos durante a deposição de seus ovos ou pelas larvas em desenvolvimento, as plantas afetadas são induzidas a gerar tecidos não encontrados nos indivíduos não galhados (neoplasia), incluindo estruturas complexas formadas por pêlos, espinhos e por células produtoras de néctar e resina.
Agrobacterium
Os mecanismos de indução de galhas são melhor compreendidos em bactériasAgrobacterium tumefaciens . Esses parasitas são atraídos por açucares e compostos fenólicos perdidos pelo vegetal em