cancer de pele animal
CÂNCER DE PELE EM CÃES
23774401651000Normalmente, dos 7 aos 14 anos, os cães ficam mais susceptíveis ao aparecimento de neoplasias em geral, sendo a mais comum a de pele. Estudiosos afirmam que as cadelas são mais acometidas pelo câncer de pele do que o machos. Mas isso não tem nenhuma influência com o fato da fêmea ter cria ou não.
O câncer é uma doença silenciosa. O quadro clínico agudo só aparece, normalmente, na fase terminal. Em muitos casos, o cão apresenta um caroço na pele e o tutor não se preocupa, pois o animal está aparentemente saudável. Essa doença é extremamente agressiva, deixando o animal bastante debilitado em sua fase final. Quando o proprietário observa uma anormalidade no animal e o leva a um médico veterinário, muitas vezes, o prognóstico é ruim. Principais cânceres de pele em cães Mastocitoma; Carcinoma Espinocelular Carcinoma das Células Escamosas.
384429026162000MASTOCITOMA CANINO
Definição
O Mastocitoma é uma neoplasia com origem nos mastócitos, células imunitárias conhecidas pela sua participação nas reações alérgicas.
O Mastocitoma surge normalmente na pele (sendo uma das neoplasias de pele mais comuns no cão) ou internamente, por exemplo, no fígado ou baço. Determinadas raças de cães estão predispostas tais como os Boxers e os Terriers. Sintomas
Muitos Mastocitomas são assintomáticos e o que leva um dono a procurar o veterinário é a deteção de um nódulo na pele. No entanto, a libertação de histamina pelas células tumorais pode provocar úlceras gástricas e o surgimento de vómitos e sangue digerido