Matemática aplicada
3.1 Entrevista com Médica especialista em Câncer
Nome: Sarah Marques
Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão: Hospital do Câncer A.C. Camargo
Atividade basicas da profissão: Programa de prevenção ao Cancer, cuidados com quem ja possui a doença.
Média salarial do profissional na área: 7 à 8 mil mensal
Cursos de formação e aperfeiçoamento: Cursos de Oncologia, Quimioterapia e Curso de Terapias Biológicas.
3.2 Análise da profissão do médico especializado em Câncer
A palavra "oncologia" vem do grego oykos e significa volume, tumor.
A Oncologia é a especialidade médica que trata de tumores. A princípio todos os tumores são malignos, contudo alguns podem ter uma evolução benigna, por possuírem um baixo potencial de diferenciação e progressão de metástases, que é a capacidade do tumor invadir outras partes do corpo.
O tratamento do câncer é feito de acordo com o tipo do tumor, seu estadiamento, condições físicas do individuo portador do tumor e sua localização. Pode ser cirúrgico, quimioterápico, radioterápico ou imunoterapico. Cada caso exige um acompanhamento específico que envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados e especializados na área. O médico oncologista está apto a diagnosticar e tratar cada caso.
No Brasil, a Oncologia também chamada de Cancerologia, vem se destacando a cada dia por meio de grandes pesquisas e ótimos resultados no tratamento médico. A Sociedade Brasileira de Oncologia é composta por médicos de vários estados brasileiros e está classificada como uma das melhores entidades da América Latina.
A Oncologia Cutânea é o braço da oncologia que cuida do câncer de pele. O câncer de pele é um dos tumores mais freqüentes no Brasil, em especial pela nossa exposição solar praticamente durante todo o ano.
Sinais clínicos como aparecimento de manchas escuras na pele, lesões sangrantes, manchas ou tumorações de crescimento rápido, sinais que coçam devem servir como alertas para agendar