Cancer De Mama
MAMA
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Câncer de Mama
É uma doença do genoma celular, podendo ser induzida no organismo humano por fatores exógenos, e endógenos; esses fatores causam mutações de genes, os quais iniciam e promovem a transformação e o crescimento malígno. Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Câncer de Mama
É a mais frequente causa de óbito por câncer em mulheres no Brasil e a neoplasia maligna mais frequente entre as mulheres;
A cada ano mais de 30.000 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde;
O maior acometimento nacional verifica-se na região sudeste, com 12.550 mulheres, e o menor encontra-se na região norte.
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Anatomia da Mama
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Drenagem Venosa
Três grupos de veias profundas que drenam a glândula mamária e podem atuar como vias de disseminação:
Veias Intercostais – vias mais importantes de embolização neoplásica hematogênica. Pode dar origem a metástases cerebrais.
Veia axilar – possui tributárias variáveis que drenam a parede torácica, os músculos peitorais e a glândula mamária. Estabelece conexão com plexos venosos pulmonares.
Veias perfurantes mamárias internas – representam o plexo venoso de maior tamanho que drena a mama. Estabelece conexão com a rede venosa pulmonar, possibilitando embolias tumorais diretas nos espaços capilares pulmonares.
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Drenagem Linfática
Os vasos e nódulos linfáticos da mama e axila são as principais vias de disseminação de células neoplásicas e responsáveis pela formação de metástases. A manipulação cirúrgica desta vias nos casos de câncer de mama, acarreta uma vulnerabilidade ao linfedema.
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Drenagem Linfática da Mama
Profª. Ms. Raquel Pompermayer
Câncer de mama
O carcinoma da mama é uma doença complexa e heterogênea, com formas de evolução lenta ou rapidamente progressivas, dependendo do tempo de duplicação celular e outras características biológicas de progressão.
As lesões