Cancer de mama
1. Identificação
1.1.Nome: A.PS
1.2. Idade:68 anos
1.3. Cor: branca
1.4.Sexo: feminino
1.5.Naturalidade: Bertopolis
1.6. Escolaridade:4º ano fundamental
1.8. Profissão: Dona de Casa
1.9. Diagnostico: Hipertensa e Cancer de mama
1.10. Fonte: a mesma
2. Anamnese
2.1.Queixa principal:
Paciente relata sentir forte dor no mama, tem tontura, quando faz quimioterapia senti-se fraca, com muita dor nas pernas, enjôo e nos quatro primeiros dias após a quimioterapia não tem vontade de comer não consegue dormir direito pois a mama dói muito.
2.2.Historia da moléstia atual:
Ela descobriu a doença após sentir fortes dores na mama como se estivesse alguma coisa mordendo, vendo a situação a filha dela então a incentivou a procurar o médico.
2.3.Historia familiar:
Paciente relata ter pais hipertensos e filha com leucemia aguda.
2.4.Historia pregressa:
Paciente nega patologias anteriores
2.5.Historia socioeconômica:
Paciente possui casa própria , com energia, água tratada,e rede de esgoto.
2.6. Historia medicamentosa:
Paciente relata já ter feito uso de medicamento como dipirona,paracetamol para dores simples e ciclo 21 como método contraceptivo
3.Patologia
3.1.Fisiopatologia:
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).
No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatore
3.2.Diagnostico:
O diagnostico pode